quarta-feira, 10 de maio de 2017
Published maio 10, 2017 by Revista&Negócios with 0 comment
O mercado de startups brasileiros começa a atrair cada vez mais atenção de fundos internacionais
O portal Minha Vida, especializado em informações de saúde e bem-estar, recebeu um aporte da Intel Capital e da Endeavor Catalyst. Daniel Wjuniski, sócio-fundador do site, conta que a aproximação aconteceu durante um evento, na Califórnia. “Nós não estávamos procurando investidores até aquele momento, mas, após essas conversas, decidimos começar um processo competitivo para identificarmos com quem mais gostaríamos de trabalhar”, diz. O conselho de Wjuniski é estar com o pitch na ponta da língua. “A dica é estruturar um bom pitch para o negócio e abrir um processo competitivo em busca do melhor sócio”, afirma.
A startup Easy Taxi, que ajuda a localizar um taxi, recebeu recentemente 10 milhões de reais da Rocket Internet para fazer o negócio crescer. Tallis Gomes, CEO da empresa, conta que ficou em dúvida se este era o melhor caminho. “A gente nunca ficou pensando muito em fundo. Fiquei reticente em ter esse novo sócio, porque poderia vir algo que a gente não concordasse”, diz. Depois de várias conversas, Gomes mudou de ideia. “O importante foi colocar na balança o quanto queria crescer e em quanto tempo. Você precisa de investimento para crescer rápido. Equity de zero vale zero. O aporte vale a pena mesmo que você tenha que perder algo da empresa”, diz.
6. Busque indicações
A MadeiraMadeira, loja virtual de materiais de construção e acabamentos, foi criada em 2009 e, neste ano, recebeu investimento dos fundos Kaszek Ventures e Flybridge Capital Partners. “Eu acredito muito na entrada dos investidores, que trazem tanto crescimento para a empresa quanto para mim”, conta Daniel Scandian, CEO e cofundador do site. Para ele, quem precisa de capital para fazer o negócio crescer deve conversar com outras startups. “É bom conversar bastante com empreendedores, pedir indicações e saber como funciona na prática. Os empreendedores novos tem desvantagem de não saber a prática de buscar investidor. Existe uma coisa que os caras querem escutar”, conta.
7. Organize a empresa
Em junho deste ano, o site de venda de flores e presentes Flores Online vendeu parte da empresa para a americana 1-800-flowers.com, em uma transação que contou com a participação do fundo de private equity brasileiro BR Opportunities. Segundo Eduardo Casarini, diretor da Flores Online, a entrada de um sócio estrangeiro foi fundamental para acelerar o crescimento. “Ou a gente continuava crescendo organicamente ou só teria um crescimento mais acelerado tendo novos sócios”, conta. Para ele, quem quer atrair os olhares de um investidor estrangeiro precisa manter a empresa organizada. “É importante organizar a empresa de forma financeira e contábil para, quando for a hora, esses possíveis sócios encontrarem uma coisa organizada”, explica.
8. Tenha algo concreto
A eÓtica comercializa óculos e lentes de contato pela internet. Criada no final do ano passado, a empresa recebeu um aporte do fundo Kaszek Ventures, baseado na Argentina. Bruno Ballardie, CEO e cofundador, diz que a aproximação aconteceu por que um dos sócios da startup já estava familiarizado com alguns fundos. O aporte veio depois de quatro meses de conversa e muitos documentos assinados. Para chamar a atenção, é preciso ter algo concreto para apresentar. “Ser empreendedor para colocar o site no ar e mostrar que o que você está criando tem demanda e já está gerando vendas ou tem muito acesso”, diz.
9. Planeje-se bem
A Bebê Store nasceu em 2009, com investimento de 200 mil reais. No próximo ano, espera chegar a 100 milhões de reais em faturamento. Leonardo Simão, cofundador, acredita que o investimento do fundo Atomico foi primordial para o crescimento. Em busca de um investidor, ele conta que recebeu um contato do gestor do fundo no Brasil e depois de três dias de conversas o aporte foi fechado. “Uma das coisas que chamou bastante atenção foi nossa gestão e metodologia de controle”, diz. Simão dá a dica para quem quer seguir o mesmo caminho: “Tenha um planejamento bem feito, apesar da startup não seguir um business plan à risca, tem que ter um guideline bem estruturado para navegar com foco e modelo bem definidos”, diz.
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