sexta-feira, 5 de maio de 2017

Published maio 05, 2017 by with 0 comment

Onde conseguir parcerias e investidores para um projeto?

Onde conseguir parcerias e investidores para um projeto?


"Tenho um projeto para abrir uma metalúrgica (fabricação de buchas de ligas de bronze centrifugadas) no estado do Rio Grande do Sul, porém não tenho capital para iniciar. Fiz uma pesquisa de mercado e obtive excelentes resultados. Este projeto é inovador no estado. A empresa já está registrada, para que eu possa participar dos editais da FINEP (PRIME - Primeira Empresa). Tenho toda estrutura para pôr em prática minha empresa, só falta o capital. Onde eu posso encontrar uma parceria que possa investir no meu projeto? Tenho um plano de negócios para apresentá-lo. Ou como eu posso conseguir capital para iniciar? Não é um investimento tão alto, se tratando de uma metalúrgica."
Jailson Bezerra de Lima
Centribronze-Bronzes Centrifugados 

Prezado Jailson,

Entendo que você tem muito mais que um projeto, pois afirma que a empresa está devidamente registrada e apta a participar de editais, bem como tem pesquisa de mercado e toda estrutura para começar a operação. Sua empresa já pode receber investimento de agências de fomento ou até mesmo banco, mas, sinceramente, acho pouco provável um banco brasileiro emprestar dinheiro para uma empresa recém criada. Vale tentar, só não vale perder muito tempo com isso, portanto seja objetivo e exija objetividade da outra parte. Cuidado com os consultores que prometem viabilizar financiamentos em tempo curtíssimo, e muito cuidado com as pessoas que dizem que vão te ajudar. A ilusão não combina com execução e não gera resultados.

Acho melhor você focar seus esforços para encontra um sócio investidor, preferencialmente no seu ciclo de relacionamento. Amplie ao máximo esse ciclo, pois esse investimento depende apenas de você e é importante agora e sempre. Os riscos existem em todos os modelos de financiamento, mas no caso do sócio entendo que a maior preocupação seja alinhar desde o início as expectativas quanto à missão e visão da empresa - entender se pensam o futuro da mesma forma; combinar previamente as regras de gestão e governança e principalmente combinar as regras de saída da sociedade caso a mesma não dê certo. Invista em um bom advogado antes de começar, pois no namoro fica bem mais fácil combinar as regras.

Para mim, o que não vale é ficar parado esperando financiamento. Tem muita pessoa física procurando bons negócios para investir, e bom projeto é aquele que está em execução.

Sucesso e abraço,

* Lito Rodriguez, empresário do Sistema DryWash e diretor do CJE-FIESP
TEMAS RELACIONADOS

últimos comentários

globoshopping

      edit

0 comentários:

Postar um comentário