segunda-feira, 15 de maio de 2017

Published maio 15, 2017 by with 3 comments

Como fazer um IPO para Minha empresa ? Veja dicas de como abrir capital

Como preparar minha empresa para uma oferta inicial de ações?

http://www.equitybrasil.com.br/


Abrir o capital é uma opção para captar recursos e bancar uma expansão, mas o empresário e sua equipe precisam estar prontos para lidar com os novos investidores

por Felipe Datt
Expandir os negócios e posicionar-se lado a lado com os líderes do mercado é um processo que exige uma combinação de fatores. Vai desde uma administração transparente até uma marca sólida e de boa penetração junto aos consumidores. Mesmo com esses atributos, o caminho do crescimento (seja para a instalação de uma nova fábrica, a aquisição de uma concorrente ou a entrada em mercados ainda inexplorados) vai exigir, em algum momento, capitalizar a sua empresa. 

Alternativas não faltam. A captação de recursos junto a bancos comerciais ou entidades de fomento, como o BNDES, é uma solução. A venda de participação a um fundo de private equity ou de venture capital é outra estratégia. Uma terceira via é a abertura de capital por meio da venda de ações em bolsa. A oferta inicial de ações, ou simplesmente IPO (sigla para Initial Public Offering) foi a aposta de 17 empresas nos últimos dois anos, segundo números da BM&FBovespa. A expectativa é que, até 2015, outras duzentas também se tornem o que o mercado chama de “companhias abertas”. 

Ingressar no mercado de capitais e enfrentar suas frequentes oscilações de humor, tomar decisões colegiadas com novos sócios que terão voz em questões estratégicas e estar preparado para divulgar informações (financeiras e não-financeiras) em um nível de transparência baseado em marcos regulatórios não é para qualquer empreendedor. “Acessar o mercado público requer que a empresa saiba exatamente o que pretende fazer, uma vez que o investidor vai cobrar que os resultados sejam alcançados. É preciso ter um plano de negócios muito claro”, afirma a diretora de Relacionamento com Empresas e Institucional da BM&FBovespa, Cristiana Pereira. 
Negociar ações na bolsa de valores é apenas uma das etapas de um longo e custoso processo de batismo que inclui, na maioria dos casos, uma mudança completa na forma de gerir o negócio. Envolve mudanças nos processos de tomada de decisões — estas passam a ser realizadas de forma conjunta nos conselhos de administração — e divulgação obrigatória de informações até então sigilosas. “A abertura exige uma grande mudança cultural em relação ao que é público e ao que é privado. Empreendedores de companhias familiares muitas vezes têm dificuldade em entender que terão de divulgar informações que antes consideravam estratégicas”, diz Fernando Azevedo Peraçoli, do escritório Levy & Salomão Advogados. 

A venda de participação a um fundo de private equity costuma facilitar o processo de abertura, pois, além da injeção de capital, essas instituições auxiliam na reestruturação administrativa e de gestão da empresa. Em geral, para a realização de um IPO bem-sucedido, os novos processos de controles e gestão começam a ser adotados entre 24 e 36 meses antes da oferta inicial de ações. Isso porque uma das exigências para uma empresa ter suas ações listadas na bolsa de valores é apresentar demonstrações financeiras de três exercícios auditadas por uma instituição independente, sem ressalvas, e já em consonância com o novo padrão internacional de contabilidade, o IFRS. 

<<<ATENÇÃO>>> O prazo longo, de 24 a 36 meses, não se refere apenas à necessidade de cumprir exigências contábeis legais. Serve, também, para a empresa se reestruturar do ponto de vista de mudança de gestão e de controles internos. O mercado cobrará transparência no modo como as informações da companhia (volume de vendas, planos de captação, endividamento, lucro) serão coletadas e fornecidas. Afinal, o investidor precisa saber qual é o modelo de negócio em que está alocando seu dinheiro. E qual a perspectiva de ganhar com ele. 

Para tocar o dia a dia da empresa e simultaneamente prepará-la para a abertura, é bastante comum a montagem de um time especializado na transição. O processo deve envolver talentos internos e a busca no mercado de profissionais com experiência em capital aberto, como um CFO ou um controller. “Não são apenas os demonstrativos financeiros que contam. O diretor financeiro deve ser um profissional com vivência no mercado”, diz Cristiana Pereira, da BM&FBovespa. 

Abrir capital exige também preparo para o relacionamento com os novos investidores. A sua equipe tem profissionais com conhecimento do mercado financeiro e fluentes em inglês? A maioria dos fundos de investimento é estrangeira e a habilidade nessa língua é primordial. Estruturar um departamento de relações com os investidores ajudará a empresa antes, durante e depois do IPO. O diretor de Relações com Investidores, ou DRI, será o canal de contato com o mercado. 

Transparência é outra exigência do mercado de capitais. A empresa já tem critérios claros de governança corporativa e um código de ética? Em linhas gerais, a política de governança define de que maneira a companhia é administrada, quais as regras para gerar o fluxo de informações e a tomada de decisões. 

<<<ATENÇÃO>>> Consultores externos podem ajudar a empresa a preparar profissionais para conversar com o mercado, adotar práticas de governança corporativa e, eventualmente, constituir um conselho de administração — mais uma exigência legal para as companhias abertas. A necessidade de divulgar as demonstrações financeiras em relatórios trimestrais e anuais também exigirá um departamento contábil e uma área de Tecnologia da Informação (TI) atualizada e adaptada às necessidades do mercado de capitais. 

O mercado financeiro costuma usar a expressão “janela de oportunidade” para definir o momento em que os investidores estão mais propensos a apostar em ativos com maior risco, como as ações. Tudo depende do cenário econômico e do apetite dos donos do dinheiro naquele determinado intervalo. O ano de 2011 começou com relativo otimismo, mas as incertezas na zona do euro e a crise da dívida norte-americana levaram os investidores a apostar em opções mais conservadoras. “Ninguém sabe quando a janela será aberta ou fechada. A única coisa que a empresa controla é sua preparação. Esteja preparada, porque, se o momento for favorável, haverá três ou quatro meses para elaborar a documentação, protocolá-la e preparar a oferta”, diz Cristiana, da BM&FBovespa. 

Uma janela aparente levou a CAB Ambiental, empresa privada de saneamento básico criada em 2006, com faturamento de R$ 100 milhões no ano passado, a apostar em um IPO. Segundo seu presidente, Yves Besse, o plano inicial previa três fases de estruturação para, em 2011, abrir o capital. Estava tudo pronto — reestruturações internas, nova diretoria financeira e de relações com investidores, demonstrações financeiras auditadas e registro de companhia aberta aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) —, mas o momento do mercado fez a empresa desistir. 

Os investidores não se mostraram dispostos a pagar o preço que a empresa gostaria para suas ações e a CAB desistiu momentaneamente da oferta. “Haverá uma nova tentativa no futuro. Até lá, retomaremos o processo de venda a um fundo de private equity que havíamos abortado em outubro para apostar no IPO. A ideia é fazer uma nova tentativa de IPO no final de 2013”, diz Besse. 

A questão do timing é fundamental. Se a lição de casa for bem-feita e a janela estiver aberta, é hora de fazer a oferta. Os meses que antecedem um IPO são corridos. O protocolo envolve o pedido de registro de companhia aberta junto à CVM, o organismo regulador do mercado de capitais no Brasil. 

O registro inclui o preenchimento do Formulário de Referência, um documento complexo que retrata todos os aspectos financeiros e não-financeiros da empresa e que deverá ser atualizado anualmente. Simultaneamente, é necessário solicitar a listagem das ações na BM&FBovespa. 

<<<ATENÇÃO>>> Essa fase envolve a participação de novos agentes externos à empresa. A lei exige que a distribuição pública de ações seja coordenada por um intermediário financeiro, como um banco de investimento. A instituição (conhecida como underwriter, ou subscritor) coordenará o registro junto à CVM, a estruturação da oferta e o plano de apresentação aos investidores (o chamado roadshow). Também definirá com a empresa as características do IPO, o volume de recursos a ser captado e o valor inicial das ações na oferta. Escritórios de advocacia também participam do processo de reestruturação societária da empresa. 
A empresa pode solicitar a listagem em bolsa e aguardar até sete anos para lançar a oferta inicial de ações. A lógica é que a companhia se prepare para fazer a captação no momento mais favorável. Haverá tempo para conversar com o mercado, mostrar resultados e se tornar mais conhecida. A grande dificuldade das empresas, sobretudo daquelas que não estão na bolsa, é explicar seu modelo de negócio e mostrar por que o investidor deve apostar nelas. 

Ao solicitar que suas ações sejam listadas, a empresa deve decidir em qual segmento da BM&FBovespa os seus papéis serão negociados. Além do segmento de negociação convencional, há os chamados Novo Mercado, Nível 1, Nível 2 e Bovespa Mais, cada um com regras próprias. No Novo Mercado, por exemplo, as empresas têm de ter 25% das suas ações em circulação, ou seja, fora do bloco de controle dos acionistas principais, e todos os papéis têm de ser do tipo ordinário (ON), com direito a voto. No Bovespa Mais, as condições são semelhantes, mas a companhia também pode ter ações do tipo preferencial (PN). 

O Bovespa Mais é a aposta da Desenvix, empresa brasileira de geração de energia baseada em fontes renováveis, que faturou R$ 112 milhões em 2010. “Estava tudo preparado para sermos a primeira empresa a abrir o capital em 2011, mas o mercado nos avaliou por um preço abaixo do que gostaríamos. Decidimos postergar a abertura”, diz o CEO, José Antunes Sobrinho. 

O fato de já ter balanços auditados, governança e gestão estruturadas fez com que a empresa não desistisse do IPO. A ideia é apenas esperar o melhor momento para a abertura de capital. Em outubro, a companhia foi listada no Bovespa Mais. “Os passos já foram dados. Agora podemos expor a empresa ao mercado e buscar financiamentos com custo mais baixo até o momento certo para o IPO”, diz Antunes. 

<<<ATENÇÃO>>> Cada segmento de negociação tem características próprias, como a proporção entre ações preferenciais e ordinárias, as normas para a divulgação de demonstrações financeiras e para a composição do conselho de administração, entre outras. O segmento Bovespa Mais foi idealizado para facilitar o acesso das empresas de menor porte ao mercado de capitais.











      edit

3 comentários:

  1. BOM DIA MEU POVO DE BRAGA PORTUGAL

    TESTEMUNHO SOBRE COMO TENHO UM EMPRÉSTIMO PARA COMPRAR UMA CASA DE UMA EMPRESA DE EMPRÉSTIMOS REAL E GENUÍAL CONHECIDA empresa de empréstimo Albaker. EU SOU MUITO FELIZ HOJE E DEUS ABENÇOA JOSE LUIS LOAN COMPANY.
    ,
    Meu nome é Abdullah. Sou da cidade de Aveiro, tenho procurado uma empresa de empréstimo genuína nos últimos 5 meses, para comprar uma casa
    Tudo o que consegui foi um monte de golpes que me fizeram confiar neles e no final
    do dia, eles levaram meu dinheiro sem dar nada em troca, todos
    minha esperança estava perdida, fiquei confusa e frustrada, nunca quis ter nada a ver com empresas de empréstimo na internet, então eu fui pedir emprestado algum dinheiro de um
    amigo, contei-lhe tudo o que aconteceu e ela disse que pode me ajudar, que
    ela conhece uma empresa de empréstimo que pode me ajudar com qualquer empréstimo
    precisava de mim com uma taxa de juros muito baixa de 2%, que ela acabou de receber uma
    empréstimo deles, ela me dirigiu sobre como solicitar o empréstimo, eu fiz
    Assim como ela me disse, eu apliquei com eles no e-mail: (albakerloanfirm@gmail.com) eu nunca acreditei, mas eu tentei e para o meu
    maior surpresa eu consegui o empréstimo dentro de 24 horas, eu não podia acreditar,
    Estou feliz e rico novamente e agradeço a Deus que tal empréstimo
    empresas como esta ainda existem nesses golpes em todos os lugares,
    Por favor, eu aconselho todos os que precisam de empréstimo para ir para
    (albakerloanfirm@gmail.com) eles nunca vão falhar em você, e
    sua vida mudará conforme o meu fez. Certo contato (albakerloanfirm@gmail.com) hoje e obtenha seu empréstimo deles, Deus abençoe a empresa de empréstimo Albaker pela oferta genuína de empréstimo.
     Certifique-se de entrar em contato com a empresa de empréstimo Albaker para o seu empréstimo, porque obtive meu empréstimo com êxito desta empresa sem estresse.

    ResponderExcluir
  2. Jeste li na crnoj listi? Boreci se za osobni zajam? Je li vaša prijava bila odbijena zbog niske ocjene kredita? Preuzeo? Dostupnost? Ali znaš da si možeš priuštiti ovaj zajam. Zajmovi odobreni u 12hours, možete nas poslati e-poštom na collinsguzmanfundings@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir